PARACATU 221 ANOS: Salão de Fotografias tem nova homenageada

Cerimônia que marcou inserção de foto de historiada foi realizada durante festividades do aniversário da cidade

PARACATU 221 ANOS: Salão de Fotografias tem nova homenageada

#DescriçãoPraCegoVer: Homenageada, Teresinha de Jesus trabalha com educação patrimonial de forma lúdica

Em solenidade realizada na sexta-feira (18), na Fundação Municipal Casa de Cultura, a foto da historiadora Teresinha de Jesus Santana Guimarães foi anexada ao Salão de Fotografias.

A eleição da Personalidade 2019 foi realizada no dia 7 de outubro, por um grupo de sete jurados. Eles representaram instituições e setores diferentes da cultura e sociedade local. A homenagem fez parte da programação dos 221 anos de Paracatu.

"Sempre alegre, competente, amiga de todos, você esteve presente em diversas ações que impulsionaram nossa cidade”, declarou o prefeito Olavo Condé, em referência à homenageada. Condé também parabenizou a comissão responsável por escolher a personalidade.

A biografia da homenageada, que nasceu em 1959, trabalhou como  professora e participou da elaboração de diversos estudos e pareceres sobre o  patrimônio histórico, artístico, e paisagístico de Paracatu, foi lida por Ivonete Antunes Ferreira, coordenadora administrada da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR).

O vereador Edivar Andrade representou a Câmara Municipal e parabenizou a especialista em nome dos colegas. Já o  Conselho Municipal do Patrimônio Histórico (COMPHAP) foi representado pela presidente, Aline Rodrigues André.

Simone Yamanaka Rodrigues, do Rotary Clube Paracatu, uma das juradas que participou da eleição, disse que foi uma escolha justa e merecida, apesar de existirem outros inscritos ao concurso, com histórias e contribuições igualmente ricas e importantes. Ela ressaltou que o grupo seguiu à risca os pontos elencados no regulamento para eleição da Personalidade do Ano, como a observação criteriosa da biografia com a relação de contribuições dadas  para a promoção da cultura local.

Teresinha recebeu, ainda, homenagens da família, que exibiu depoimentos gravados com parentes e amigos da historiadora.  O filho Mateus Guimarães Meireles declarou que “foi um reconhecimento merecido”. Segundo ele, a manutenção do Salão de Fotografias pela Prefeitura de Paracatu “é um trabalho importante para valorização da cultura, por meio do reconhecimento de profissionais e cidadãos que contribuíram e contribuem para a preservação da da história de Paracatu”.

No encerramento da cerimônia, antes do descerramento da faixa que revelou sua imagem no Salão de Fotografias, Teresinha brindou os presentes com uma mostra do seu trabalho.  Caracterizada,  demonstrou, por meio de uma narrativa lúdica e descontraída, como vem promovendo a educação cultural e histórica na cidade. Recebeu muitos aplausos. 

ASCOM/SEGOV

Prefeitura de Paracatu

Mais Trabalho. Novas Realizações.

 

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário