APRESENTAÇÃO DA OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE PARACATU

A Ouvidoria-Geral do Município tem como objetivo identificar eventuais falhas que ocorram na prestação dos serviços, bem como apontar sugestões que ajudem a solucioná-las. Sua atuação fortalece o exercício da cidadania, incentivando a participação popular na gestão da administração pública.

Registrando os pontos apontados pelos cidadãos, a Ouvidoria-Geral do Município auxilia a comunidade a expressar seus anseios, sendo uma importante ferramenta de avaliação e monitoramento da gestão pública, contribuindo para a melhoria da qualidade e eficiência dos serviços públicos.

O cidadão pode registrar sua manifestação (reclamação, elogio, sugestão, denuncia, e informação).

* Reclamação: Opor-se a algo ou protestar, queixar-se de alguma desconformidade, reivindicar ou exigir algo que foi injustamente tomado.

* Elogio: É um comentário ou observação favorável sobre determinada coisa, normalmente usado para evidenciar os aspectos positivos, as pessoas fazem elogios como um modo de demonstrar a satisfação em relação a algo que foi feito por outros indivíduos.

* Sugestão: Além de ser usado por diversas pessoas em várias situações e contextos diferentes. A sugestão não deixa de ser uma proposta ou insinuação diante de uma idéia.

* Denúncia: E uma forma de tomar providência contra algo errado que esta acontecendo em prejuízo de outrem.

*Informação: A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenômeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é à base do conhecimento.

O registro pode ser feito no “Balcão de Protocolos” ou pela “Internet”, no ícone “REGISTRAR MANIFESTAÇÃO”. Instruções.

1- Preencha os dados para formalizar, sua manifestação.

2- O cidadão deverá optar por: informar seus dados, enviar seus dados sob sigilo ou realizar sua manifestação de forma anônima.

3- Em seguida, escolha o assunto de sua manifestação.

4- Defina o endereço com CEP do local de ocorrência dos fatos de sua manifestação e clique em prosseguir.

5- Faça o relato de sua manifestação e conclua.

Ao acionar a Ouvidoria do Município pela internet, o cidadão deve descrever o mais claramente possível sua demanda. O Sistema de Ouvidoria é auto-explicativo. Para registrar sua manifestação, o cidadão deve preencher os campos obrigatórios solicitadas até a sua conclusão.

Ao final do registro da manifestação, será fornecido um número de protocolo de sua manifestação. É importante anotar ou imprimir este número de protocolo. E ele que permitirá ao cidadão fazer uma consulta sobre o andamento de sua manifestação.

O cidadão poderá optar por manter seus dados sob sigilo, mas é importante que informe nome completo e telefone de contato para a Ouvidoria sempre que fizer uma manifestação, pois, isso permitirá à Ouvidoria, entrar em contato com manifestante para tirar dúvidas ou complementar informações para o andamento do processo, caso necessário.

Como acompanhar o registro na Ouvidoria Geral do Município.

O cidadão poderá acompanhar no site www.paracatu.mg.gov.br/ouvidoria

• Clicando no ícone:

ACOMPANHAR MANIFESTAÇÃO

O cidadão deverá informar o número obtido no protocolo, para possível acompanhamento de sua manifestação.

Ao fornecer o endereço de e-mail, o cidadão receberá a resposta automaticamente no referido e-mail, após o período de andamento do processo.

Saiba mais sobre a Ouvidoria-Geral do Município:

• Recebe, analisa e encaminha pedidos de acesso à informação, reclamações, denúncias, sugestões e elogios formulados pelo cidadão, relacionados à atuação dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município;

• Presta informações;

• Cientificar às autoridades competentes das questões que lhe forem apresentadas ou que chegarem a seu conhecimento, requisitando informações e documentos;

• Acompanha as providências adotadas;

• Cobra soluções e informa ao cidadão sobre os encaminhamentos referentes à sua demanda;

• Garante ao cidadão resposta ao seu pleito e, se solicitado, sigilo de seus dados pessoais;

• Identifica e interpreta o grau de satisfação dos cidadãos, mediante indicadores permanentes de avaliação;

• Sugere a adoção de medidas necessárias à prevenção e detecção de irregularidades na Administração Pública.