FAMÍLIA ACOLHEDORA ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES



Descrição

Serviço que organiza o acolhimento, em residências de famílias acolhedoras cadastradas, de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.

Usuários/Requisitos

Crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, vítimas de violações de direitos, que estão em medida protetiva, responsáveis legais e grupos familiares envolvidos.

Documentos necessários

Termo de Guarda Provisória.

Custos

Serviço ofertado de forma gratuita ao cidadão.

Formas de acesso

Encaminhados pela Vara da Infância e Juventude, com Termo de Guarda Provisória.

Etapas

Acolhimento da criança ou adolescente;

Acompanhamento Psicossocial da Criança, da Família de Origem e/ou extensa;

Acompanhamento da família acolhedora;

Desligamento da criança ou adolescente;

Acompanhamento pós-reintegração da família de origem e/ou extensa;

Acompanhamento pós-reintegração da família acolhedora. 

Outras informações

Por se tratar de acolhimento familiar é necessário que se tenha uma Família Acolhedora, guardiã dessa criança ou adolescente.

Requisitos necessários para ser Família Acolhedora

Responsável pela guarda deve possuir idade mínima de 18 anos, sem restrição de gênero ou estado civil.

Residir há pelo menos 1 (hum) ano no município de Paracatu.

Possuir residência fixa e residir no município durante todo o período de acolhimento.

Residir em imóvel que ofereça ambiente físico adequado ao acolhimento.

Aceitação e comprometimento com a metodologia do Serviço.

Não ter antecedentes criminais.

Além disto, a família deverá ser submetida a processo de avaliação psicossocial, formação. Após sua formação a família é habilitada pela Vara da Infância e Juventude, podendo acolher em seguida. 

endereço, telefone e horário de funcionamento

Balcão de Protocolos:

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h

Endereço: Avenida Olegário Maciel, 166 – Centro

Paracatu

CEP: 38600-208 

Telefone: (38)3679-0905

Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Ação Social- SEDAS

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h

Endereço: Rua Temístocles Rocha, 125, Centro

CEP: 38600-270

Paracatu - MG

Telefone: (38)3672-1523

E-mail: acaosocial@paracatu.mg.gov.br

Responsável pelo serviço: Ana Amélia de Melo Medeiros

Coordenação de Proteção Social Especial

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h

Endereço:Rua Temístocles Rocha, 125, Centro

CEP: 38600-270

Paracatu - MG

Telefone: (38)3671-1894

E-mail: altacomplexidade@paracatu.mg.gov.br

Responsável pelo serviço: Lindalva Martins de Abreu

Coordenação do Serviço de Família Acolhedora

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h

Endereço: Rua Temístocles Rocha, 125, Centro

CEP: 38600-292

Paracatu - MG

Telefone: (38)3671-1894

E-mail: altacomplexidade@paracatu.mg.gov.br

Responsável pelo serviço: Lindalva Martins de Abreu

DÚVIDAS SUGESTÕES OU RECLAMAÇÕES

Ouvidoria Geral do Município:

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h

Endereço: Avenida Olegário Maciel, 166 – Centro

Paracatu

CEP: 38600-208 

Telefone: (38)3679-0905 – Ramal 203        

E-mail: ouvidoria@paracatu.mg.gov.br

site: www.paracatu.mg.gov.br/ouvidoria

Responsável: Janaína Renata Ribeiro

 

  

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