SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF)



Descrição

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF, é ofertado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o objetivo de fortalecer a função de proteção das famílias, prevenir a ruptura de laços, promover o acesso a direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.  

Usuários/requisitos

Todo indivíduo e família que passa por situações de inseguranças, fragilidades, ausência de renda, pobreza e/ ou dificuldades no acesso às demais políticas e serviços públicos. 

Documentos necessários

Documento de identificação pessoal ou número de identificação social (NIS) para aqueles que já estão inscritos no Cadastro Único.

Custos

Serviço ofertado de forma gratuita ao cidadão.

Formas de acesso

Por demanda espontânea:Pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social devem ir ao CRAS próximo de sua residência para identificação de necessidades e verificação dos encaminhamentos necessários.

Por encaminhamento da rede: A rede socioassistencial e demais políticas públicas poderá encaminhar indivíduo e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social para atendimento no CRAS para identificação de necessidades e verificação dos encaminhamentos necessários.

Por busca ativa:Estratégia para que as ofertas da política de assistência social: serviços, benefícios, programas e projetos cheguem até as famílias, no seu território. São os trabalhadores da política de assistência social quem identifica, localiza e vai até este público que na maioria das vezes desconhecem sobre seus direitos.

Clique aqui para saber CRAS mais próximo de sua residência

Etapas

1-      Acolhida: contato inicial de escuta das necessidades e demandas trazidas pela pessoa ou famílias;

2-      Atendimento com especialista, particularizado e/ ou em grupo: escuta das demandas da pessoa e família com o objetivo de oferecer orientações qualificadas, encaminhamentos adequados e fazer os registros necessários;

3-       Identificação sobre a necessidade de atendimento ou acompanhamento da pessoa ou família.

4-      Encaminhamentos

Prazo para execução do serviço

Serviço contínuo, devendo ser ofertado de segunda à sexta-feira, de 08h às 18h, horário de funcionamento dos CRAS, de acordo com o bairro de moradia do usuário.

endereço, telefone e horário de funcionamento

Balcão de Protocolos:

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h

Endereço: Avenida Olegário Maciel, 166 – Centro

Paracatu

CEP: 38600-208 

Telefone: (38)3679-0905

Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Ação Social- SEDAS

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h

Endereço: Rua Temístocles Rocha, 125, Centro

CEP: 38600-270

Paracatu - MG

Telefone: (38)3672-2363

E-mail: acaosocial@paracatu.mg.gov.br

Responsável pelo serviço: Ana Amélia de Melo Medeiros

Coordenadoria da Proteção Social Básica

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h

Endereço: Rua Temístocles Rocha, 125, Centro

CEP: 38600-270

Paracatu - MG

Telefone: (38)3672-1523

E-mail: acaosocial@paracatu.mg.gov.br

Responsável pelo serviço: Thalita Araújo Ribeiro

DÚVIDAS SUGESTÕES OU RECLAMAÇÕES

Ouvidoria Geral do Município:

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h

Endereço: Avenida Olegário Maciel, 166 – Centro

Paracatu

CEP: 38600-208 

Telefone: (38)3679-0905 – Ramal 203        

E-mail: ouvidoria@paracatu.mg.gov.br

site: www.paracatu.mg.gov.br/ouvidoria

Responsável: Janaína Renata Ribeiro

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